Seduc cria plano de ação para Jornada de Alfabetização no Maranhão

O ciclo do programa terá um total de dez meses, sendo três deles para mobilização e formação, seis meses para a alfabetização em sala de aula e um mês para conclusão e análise de resultados. O projeto é direcionado para jovens (com idade a partir de 15 anos e que estejam fora da sala de aula), adultos e pessoas idosas.

Entre os objetivos do programa estão a promoção da cidadania, inclusão social e econômica por meio da alfabetização e estímulo dos alunos para desenvolver habilidades profissionais, havendo reintegração dos mesmos ao mercado de trabalho.

No mês de agosto, a equipe da Jornada de Alfabetização fará encontro com parceiros e em setembro, durante seminário, será realizado o lançamento do programa em São Luís. Em seguida, por meio de edital, será feita chamada e cadastramento dos educandos em cada município selecionado.

Para a primeira etapa de iniciação do projeto foram pré-selecionados os municípios de: São Pedro dos Crentes, Nova Colinas, Sambaíba, Boa Vista do Gurupi, Luís Domingues, Tasso Fragoso, Porto Rico do Maranhão, São Félix de Balsas, Sucupira do Riachão, Ribamar Fiquene, Santo Amaro do Maranhão, Paulino Neves, Barreirinhas, Lima Campos, São Luís, Raposa, Imperatriz e Milagres do Maranhão.

O critério de escolha dos municípios, nesta primeira fase, é baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontaram as cidades com os maiores índices de analfabetismo do estado.

Em 2017, o Maranhão possuía um total de 791 mil pessoas em situação de analfabetismo; em 2022, um total de 647 mil.

Fonte: Ascom/MA

Tags: alfabetização, Educação, Maranhão