A violência segue desenfreada e batendo recordes negativos no Maranhão. Na madrugada desta terça-feira (28), com a morte de um homem de 32 anos, vítima de latrocínio nas proximidades da Reserva Ambiental do Itapiracó, a Região Metropolitana de São Luís alcançou a marca de 100 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrados somente este ano. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.
No crime mais recente, um homem de 32 anos foi vítima de latrocínio no bairro do Cohatrac, por volta das 5 da manhã desta terça-feira (28). O caso ocorreu em um posto de gasolina. Policiais do 20º Batalhão da Polícia Militar informaram que ao chegarem à cena do crime encontraram a vítima sem identificação na calçada do estabelecimento. A Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP) está investigando o caso.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
Os dados do Painel Estatístico do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que do dia 1º até o dia 28 de maio deste ano, São Luís é a cidade mais violenta do Maranhão: foram registrados 71 Crimes Violentos Letais Intencionais, o mesmo registrado no período de 1º de janeiro até 31 de maio de 2023.
Insegurança estadual
No Maranhão, 7.878 pessoas foram vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de 2020 até 2024, nos 217 municípios — estes crimes englobam homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.
Desse total, as cidades de São Luís, Imperatriz e Timon somam 1.790 casos, correspondendo a 22% do número total de casos. Ou seja, grande parte das mortes violentas do Maranhão estão concentradas nesses três municípios.
Nesse período, 965 pessoas morreram em São Luís entre os anos de 2020 e 2024 — aqui excluísse a Região Metropolitana e se concentra apenas a cidade de São Luís. Quatrocentas e setenta e sete pessoas morreram em Imperatriz, nesse mesmo período. Trezentas e quarenta e oito pessoas morreram em Timon de 2020 até o momento.
Tags: crime de latrocínio, mortes, SSP-MA, violência