Protesto no retorno do bairro do Anil chega a um acordo com a Prefeitura

Moradores protestam contra a retirada de praça na Avenida São Sebastião, no Anil. Eles se reuniram na manhã desta sexta-feira (3) para impedir que as máquinas da Prefeitura de São Luís iniciassem a remoção do retorno e da praça.

Durante a reivindicação dos moradores, agentes da Guarda Municipal que fazem parte da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foram acionados para desobstruir o acesso ao local indicado para a realização da obra municipal.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

“Usaram a força, ameaçaram a gente, se a gente não saísse, eles iam usar a força, e agora o que a gente pode fazer? Nós somos um povo pacífico e agora vamos esperar o que vai acontecer aí” lamentou um morador que preferiu não ser identificado.

O morador lamenta o fato de o projeto não ter sido apresentado à comunidade.

“Por que não foi mostrado o projeto? Aí fica difícil, o prefeito não se manifestou, o secretário também não se manifestou, não falou nada, a única coisa que a gente pediu foi que mostrasse o projeto de reforma para a gente. Infelizmente é a realidade, o povo não tem força quando o poder está na mão dos políticos”, lamentou.

Com a retirada do retorno da Cohab, os residentes e motoristas que circulam diariamente pelo local têm se queixado dos constantes congestionamentos na área. O protesto era para exigir que o antigo retorno fosse reconstituído e que a praça não fosse removida do local.

Após uma longa discussão entre a população e a equipe de engenharia, os engenheiros chegaram à conclusão de que a Prefeitura realizará a obra de acordo com o solicitado.


Mas antes de chegar ao acordo, ainda houve muita resistência. As filmagens feitas por populares mostram a polícia da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) fazendo barreiras para impedir a passagem de pessoas para o outro lado da rua.

Veja:

O acordo

Segundo os moradores, os engenheiros explicaram como iria ficar a obra. “Eles já vieram aqui esclarecer, os engenheiros vieram orientar, não vão prejudicar mais, faltava isso. Orientaram e a gente entendeu. Eles vão fazer o projeto conforme a gente solicitou, então, graças a Deus, vai ser conforme a gente pediu. Vão cortar aqui em frente à igreja, mas foi um corte menor, vamos ter outra praça que vai ser interligada, graças a Deus atenderam o que a gente estava querendo.” Explicou o morador.

A população e os protestantes se retiraram do local após serem informados de como vai ficar toda a reforma da Avenida São Sebastião.

Tags: protesto, São Luís