Projeto de lei declara Maria Firmina dos Reis patrona da educação de São Luís

A escritora e professora Maria Firmina dos Reis é declarada patrona da educação ludovicense no Projeto de Lei nº 0229/2022. A proposta vem sendo analisada pela omissão de Constituição, Justiça, Legislação, Administração, Assuntos Municipais e Redação Final (CCJ) da Câmara Municipal de São Luís.


Na justificativa, o texto lembra que a escritora foi a primeira romancista brasileira, além de pioneira na crítica antiescravista – representada pelo romance Úrsula, um de seus mais conhecidos:

“Maria Firmina dos Reis foi a primeira mulher aprovada em concurso público, para o cargo de professora, no Maranhão. O prestígio alavancado por sua carreira na docência foi o que possibilitou a publicação do romance Úrsula, em 1859, assinada sob o pseudônimo ‘Uma maranhense’.

Diante do exposto, a Câmara Municipal, através deste Gabinete Legislativo, vem oferecer o devido reconhecimento, a importância de Maria Firmina dos Reis para literatura brasileira, mostrando de forma brilhante a opressão sofrida por negros e mulheres no Brasil no século XIX.”

Tramitação
A proposta segue sendo analisada em caráter conclusivo pela CCJ. Após o parecer do colegiado, o projeto se tornará apta para votação em plenário, sem prazo regimental previsto para a tramitação completa.

Caso seja aprovada pela maioria dos vereadores, segue para a sanção do prefeito para virar lei. Caso seja, a proposta retorna para a Câmara decidir se o veto será mantido ou a lei, promulgada.

Celebração

Maria Firmina dos Reis nasceu em São Luís, no dia 11 de março de 1822. O ano de 2022 marcou o bicentenário da autora, que foi celebrado com uma homenagem da Festa Literária Internacional de Paraty em novembro, no Rio de Janeiro.

No mesmo ano em comemoração, foi lançada a adaptação em quadrinhos de Úrsula, uma de suas obras mais conhecidas, em São Luís – com roteiro de Iramir Araújo e arte de Marcos Caldas, Rom Freire e Ronilson Freire.

Créditos da imagem: arte de Marcos Caldas para a adaptação Úrsula em Quadrinhos (2022)

Por José Vítor – Difusora ON

Tags: cultura, histórias em quadrinhos, HQs, Iramir Araújo, literatura brasileira, literatura maranhense, Marcos Caldas, Maria Firmina dos Reis, quadrinhos maranhenses, Rom Freire, Ronilson Freire, Úrsula