Presidente da Câmara de São Luís revela extorsão envolvendo Promotor de Justiça

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor, utilizou a plenária na manhã desta segunda-feira (4) para denunciar que estaria sendo extorquido pelo promotor de justiça Zanony Passos Silva Filho, titular da 32ª Promotoria de Justiça Especializada (4º Promotor de Justiça do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa).

Segundo o vereador Paulo Victor, a extorsão começou a dois meses e teria tido como motivo uma investigação contra ele e outros vereadores da capital envolvendo a destinação de emendas parlamentares a uma entidade chamada Clube de Mães Força do Amor.

O promotor teria pedido cargos para impedir o processo de avançar. “Da primeira vez ele me pediu quatro cargos no valor de R$ 10 mil. Eu falei que não tinha condições de dar, mas disse que poderia ajudar a botar duas pessoas dentro da minha equipe. Eles nunca apareceram para trabalhar e eu cortei”, revelou Paulo Victor.

A defesa do parlamentar informou ainda que irá representar contra o promotor ao Conselho Nacional do Ministério Público, e também a própria corregedoria do Ministério Público do Estado do Maranhão.

“Tão logo tivemos conhecimento dessa situação, vamos adentrar nos órgãos correcionais, que é o Conselho Nacional do MP, e também a própria corregedoria do MP do Maranhão, porque temos certeza de que o próprio órgão, na medida em que é o fiscal da lei, não coaduna com essa conduta criminosa que fora perpetrada ali pelo seu agente no bojo dessa investigação”, afirmou Tales de Andrade, advogado do vereador.

O Difusora ON tentou contato com o promotor, mas até o momento não obteve retorno.

Em nota, o Ministério Público do Maranhão disse que o Procurador-geral de Justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, e a Corregedora-Geral do Ministério Público do Maranhão, Themis Maria Pacheco de Carvalho, já tomaram ciência do fato ocorrido na Câmara Municipal e estão tomando as providências cabíveis.

Tags: Câmara dos Vereadores de São LUís, MPMA, Paulo Victor