Pelo menos 1.500 pessoas irão participar do maior exercício simulado de emergência em portos brasileiros, realizado amanhã (27) no Porto do Itaqui, em São Luís. O encontro envolve cerca de 28 empresas, além de diversos órgãos públicos, incluindo Defesa Civil, Polícia Militar e Capitania dos Portos.
O exercício simulará um acidente envolvendo um navio que, por conta de uma forte correnteza, colidiu com o cais do Porto do Itaqui. O resultado da “colisão” é uma explosão, seguida por um incêndio em parte do porto. Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), os participantes da simulação são funcionários das empresas do complexo e membros de órgãos como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Entre as ações previstas pelo exercício, estão a evacuação total dos ocupantes do pátio “atingido” pela colisão e “afetado” pelo incêndio para lugares seguros; o combate a incêndios com o uso de rebocadores, lanchas e viaturas; o resgate de vítimas no mar e em terra, inclusive com o uso de helicópteros.
O exercício tem como objetivo criar um cenário realista em que os profissionais, geralmente associados ao porto ou a situações de emergência, saibam como agir em momentos de tensão como o simulado. A ação também serve, segundo a EMAP, como forma de testar a eficiência do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto do Itaqui, o qual visa coordenar ações emergenciais entre empresas parceiras e órgãos públicos.
Tags: Brasil, Maior Simulação, Maranhão, Porto do Itaqui, São Luís