Pais e responsáveis denunciam falta de vagas nas escolas de São Luís

“É preocupante! Meu filho não pode ficar sem estudar”. Este é o desabafo de Adriana Santos, 45 anos, enfermeira. Adriana, mãe do Pedro Ribeiro, 13 anos, está lutando para conseguir uma vaga para o filho que vai começar o 7° ano.

Assim como ela, cerca de 30 pais e responsáveis por alunos matriculados na rede municipal estiveram nesta quinta-feira (25), na sede do Centro Avançado de Apoio à Educação (CAED), para reivindicar a falta de vagas nas escolas de São Luís.

Adriana contou ao Difusora On que o filho dela estudava em uma escola que só tinha até o 6° ano, e agora precisava ser transferido automaticamente para outro local que tivesse o ano seguinte. O que não aconteceu.

“Eu estou tentando rematricular meu filho e não estou conseguindo. Olha, está dando problema na matrícula, não está conseguindo efetivar, está dando problema no CPF do meu filho, não está conseguindo efetivar. O nome dele não está saindo na lista das transferências, que deveriam ter sido feitas automaticamente pelas escolas, o meu filho não sai na lista.”, disse.

Às vésperas do começo do ano letivo, Auricélia Lemos, 34, técnica em enfermagem, mãe do Ronald Lemos, 11 anos está sem saber a quem recorrer. Ela contou que já foi na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e não teve resposta.

“Não tem escola pra eu matricular meu filho porque ninguém me mostrou. E eu fui vetada de fazer a pré-matrícula porque meu filho já faz parte da rede”, revelou Auricélia.

Segundo informações, as matrículas e rematrículas vão encerrar sábado (27) e as aulas da rede municipal de educação estão previstas para iniciar na segunda-feira (29).

Os pais foram encaminhados para a Central de Atendimento Avançado à Educação (CAED) e lá foram informados que eles não são responsáveis por resolver essas demandas. Eles foram recomendados a voltar na Semed para tentar resolver o problema.

Outro caso denunciado foi o da filha de Marta Padilha. Ela é manicure e mora no bairro Anjo da Guarda, mas o nome da filha dela aparece na lista, só que para uma escola que está localizada São Raimundo, dificultando o trajeto dela.

“Esse trajeto aí é inviável. É bem complicado! Não tem lógica. Precisamos de uma resposta, a gente tá aqui desde cedo, mas a resposta que até agora não veio”, relatou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que as equipes de matrículas estão, a partir da tarde desta quinta-feira (25), com um Balcão de Atendimento no CAAED (Centro Avançado de Apoio à Educação), na Avenida Dom José Delgado, S/N, no bairro Alemanha.

A Semed informou ainda que o atendimento está sendo feito também pelo e-mail matricula@edu.saoluis.ma.gov.br e pelo WhatsApp (98) 99160-7726, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a quinta; e das 8h às 14h, nas sextas-feiras.

(matéria atualizada às 14h55)

Tags: CAED, Educação, escola municipal, São Luís, SEMED, vagas