Ônibus desgovernado derruba três postes em São Luís

Um ônibus bateu em um muro e atingiu três postes na madrugada desta terça-feira (09), na rua Deputado Luiz Rocha, no Vicente Fialho. Uma falha mecânica na barra de direção teria sido a causa do acidente.

Com a colisão, a frente do veículo ficou completamente destruída. Diversos fios e pedaços da estrutura dos postes e do muro obstruíram a rua. O motorista do ônibus não se feriu e não havia passageiros no momento do acidente.

O transporte público de São Luís enfrenta inúmeros problemas estruturais que colocam em risco a vida dos passageiros e motoristas. “Hoje nós possuímos quase 50% dos ônibus com pneu careca”, diz o presidente do Sindicato dos Usuários de Transporte Coletivo Rodoviário, Paulo Henrique Guimarães.

Além disso, com a proximidade do período chuvoso o risco de incêndios é iminente. “A fiação de muitos ônibus estão descansadas. Como é um balanço e umidade, o risco de se encostar um no outro e causar um curto circuito é muito grande”, ressalta Paulo Henrique.

Na primeira semana deste ano, um ônibus da linha Pirâmide pegou fogo, enquanto trafegava pela Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Região Metropolitana de São Luís. Um princípio de incêndio foi registrado a bordo, gerando riscos à segurança dos passageiros e do veículo.

Referente ao acidente, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) disse que já acionou a empresa consorciada para substituir o veículo para não prejudicar os usuários. A Equatorial Energia esteve no local para retirar o veículo, retirar os pedaços de concreto e liberar a via.

Tags: ônibus, precariedade, São Luís