Número de doações de sangue cai 40% em dezembro, diz Hemomar

O número de doações de sangue caiu 40% no mês de dezembro no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). O alerta foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que está mobilizando doadores para reforçar os estoques e garantir o abastecimento necessário.

Para isso, o Hemomar estará aberto neste sábado (23) até 12h, e funcionará novamente na terça-feira (26). No sábado seguinte (30), o horário de funcionamento será das 7h30 às 12h, retomando as atividades na terça-feira (2).

Segundo o diretor administrativo do Hemomar, Davison Lima, a média diária de doações de sangue que antes estava em torno de 180/200 bolsas, agora não ultrapassa 100. Ele ressaltou a importância de manter as doações constantes e voluntárias, uma vez que a demanda por sangue é contínua. Os tipos sanguíneos O+, A+, B+, O- e A- estão em estado crítico, assim como as plaquetas.

A técnica em enfermagem Rôsely Sampaio, de 42 anos, doa sangue a cada 10 meses há mais de uma década, e fala sobre a importância do ato. “Salvar vidas não tem preço, tem valor. Doar sangue é uma forma de amar ao próximo, mesmo sem conhecer. É um gesto de uma satisfação imensurável”, afirmou a técnica.

O que precisa para doar?

Os doadores precisam atender a requisitos como estar saudáveis, pesar mais de 50 quilos, estarem alimentados, levar um documento oficial com foto e não ter ingerido alimentos gordurosos nas horas anteriores à doação. Além disso, passarão por uma triagem que avalia outros critérios antes de realizar a doação.

Os interessados em contribuir podem se dirigir ao Hemomar, localizado na rua 5 de Janeiro, S/N, Jordoa.

Tags: doação de sangue, hemomar, Maranhão