Morreu aos 91 anos, a professora e fitoterapeuta Terezinha Rego. Ela estava internada há uma semana no Hospital UDI após bater a cabeça em uma queda na sua residência. Após exames médicos, ela foi diagnosticada com pneumonia. A morte da doutora em botânica foi anunciada nesta sexta-feira (3) pela família.
O motivo do falecimento da professora Teresinha Rego ainda não foi divulgado pela família e nem pelo hospital. O Portal Difusora News apurou que Teresinha Rego estava sofrendo com baixos níveis de sódio em seu organismo.
Terezinha Rego foi uma das mais influentes farmacólogas do país e seus tratamentos eram baseados em medicamentos naturais.
Ela foi professora na Universidade Federal do Maranhão por mais de cinco décadas e depois foi coordenadora do Herbário Ático Seabra, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA. Terezinha Rego estudou plantas medicinais, catalogando mais de 10 mil e 800 espécies da flora maranhense, a maioria fruto do período em que morou na aldeia indígena Canela.
A professora suspendeu as atividades no laboratório da UFMA desde o início da pandemia, em 2020.
Ela era proprietária do Laboratório de Fitoterapia Labofito. A farmácia de fitoterápicos comercializa medicamentos da Dr.ᵃ Terezinha Rêgo e é referência em todo o estado.
Homenagens
Para homenagear a professora Terezinha Rego, o Governo do Maranhão lançou o programa Projeto Farmácia Viva-Hortos Terapêuticos em 2016. O programa era um sonho antigo da professora Terezinha Rego e incentiva a plantação de hortos medicinais em escolas, comunidades quilombolas, terreiros e órgãos estaduais. O objetivo é garantir à população mais carente acesso a tratamentos por meio das plantas.
Senado
Em 2019, o Senado Federal homenageou a professora Terezinha Rego pelos seus serviços prestados à flora medicinal maranhense. Na sessão solene no plenário, uma carta escrita pela professora Terezinha Rego foi lida por sua filha, Tânia Rego e dizia: “Sempre busquei valorizar a flora do meu Estado e divulgar a sua potencialidade para o Brasil e para o mundo”, disse Terezinha Rego na época.
Herbário
A Secretaria de Estado da Saúde informou que em 8 anos o Maranhão teve a adesão de 189 municípios ao programa da Farmácia Viva. Outro destaque foi a criação do Centro de Assistência à Saúde Integrativa das plantas medicinais, o Casiplan, que foi premiado nacionalmente com o prêmio Cidades Sustentáveis em São Paulo.
Quem foi Terezinha Rêgo?
Terezinha Rêgo é doutora em Botânica; membro fundadora da Academia Maranhense de Ciências; Livre Docente em Botânica Geral, permaneceu três anos na Universidade de São Paulo (USP), como bolsista da Capes, onde concluiu sua tese defendida em 1977 na Universidade Federal do Maranhão; foi eleita, em Cuba, representante de Etnobotânica junto à América Latina, de 1990 a 1994; representa no Maranhão a Sociedade Botânica do Brasil; fundou o herbário Ático Seabra; coordenou o Polo de Biotecnologia do Maranhão (MAR-BIO); foi professora titular do Departamento de Farmácia da UFMA e coordena projetos de fitoterapia em comunidades carentes do Maranhão por meio do programa estadual Farmácia Viva.
Tags: Fitoterápico, Maranhão, São Luís, Terezinha Rego