Moradores da comunidade Pedrinhas, em São Luís, interditaram, na tarde desta quinta-feira (25), um trecho da BR-135 em protesto contra a falta d’água que estaria prejudicando a comunidade há dois dias.
Os manifestantes atearam fogo em pneus e em pedaços de madeira para chamar a atenção da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) para o problema. De acordo com os moradores, a falta d’água é consequência do rompimento em uma tubulação de água localizado na BR-135.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
O portal Difusora News noticiou, nesta quarta-feira (24), o rompimento da tubulação, que fez com que um grande volume de água jorrasse e fosse visto à distância. Algumas pessoas chegaram a compartilhar o vídeo que mostra a água jorrando dizendo que seria um rompimento na adutora do Sistema Italuís, que abastece a Região Metropolitana de São Luís.
Entretanto, em nota enviada ao Difusora News, a Caema informou que não houve rompimento na Adutora e que as causas da água que estava jorrando seria uma ação irregular de sangria, ou seja, furto de água.
A nota da Companhia sobre o furto de água foi um dos motivos que levaram os moradores a protestar na tarde desta quinta-feira. “Estamos reivindincando é água que não temos há dois dias e a Caema ainda está chamando os moradores de ladrões”, disse uma moradora que participou e registrou o protesto. Veja o vídeo do protesto:
Na nota enviada na quarta-feira, a Caema havia informado ainda que uma equipe técnica da teria ido ao local para resolver o problema do vazamento e garantir o sistema regular de abastecimento. Entretanto, segundo os moradores, até a tarde desta quinta-feira, o problema ainda persistia.
Em nova nota enviada ao Difusora News, no início da noite desta quinta-feira, a Caema disse que o problema do rompimento da tubulação de água foi provocado por desconhecidos, que invadiram a área restrita da empresa, na BR-135, próximo ao km 116, danificando uma peça do sistema, o que afetou o fornecimento de água em uma parte da comunidade de Pedrinhas.
Ainda segundo a Companhia, a peça danificada foi fabricada, em regime de urgência, e será instalada nesta sexta-feira (26), para que não haja reflexos negativos no sistema de abastecimento. Ainda segundo a Caema, as Polícia Militar e Rodoviária (PRF) foram acionadas para acompanharem a situação.
Tags: caema, Falta d'água, Pedrinhas, protesto, São Luís