Um novo laudo divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) aponta que 21 pontos em praias localizadas na Grande Ilha seguem impróprios para o banho.

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 9 de janeiro a 6 de fevereiro de 2023 e integra a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

De acordo com a Sema, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Ainda segundo a Sema, a ocorrência de fortes chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias. A secretaria explica que, neste período, ocorre maior carreamento de matéria orgânica vinda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.

A recomendação de quem faz estas análises e também de estudiosos no assunto é de que os banhistas não devem entrar ao mar durante o período em que a água estiver poluída a fim de evitar o contágio de doenças.

O órgão informa ainda que, em caso de chuvas, é recomendado que a população evite a recreação nas praias nas próximas 24 horas após as chuvas.

Fonte: Assessoria

Tags: Carnaval 2023, praias, pré-carnaval, São Luís