Segundo o relatório mais recente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), 10 trechos de praias estão próprios para banho na Grande São Luís. No entanto, 12 pontos foram considerados impróprios para essa finalidade.

O monitoramento foi realizado entre os dias 3 e 31 de junho, como parte do acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Grande Ilha.

Os laudos da Sema são elaborados com base na coleta e análise de amostras de água de 22 pontos diferentes, localizados nas praias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Os locais considerados próprios para banho estão distribuídos da seguinte maneira:

Em São Luís, os banhistas podem frequentar com segurança a Praia da Ponta d’Areia (em frente à rampa de acesso à praia, lado direito do Praia Mar hotel) e a Praia da Ponta do Farol (em frente ao Farol e Forte de São Marcos; Praça do Pescador, próximo a Barraca do Chef; e em frente ao Posto Guarda Vidas – Bombeiros). Também são adequados para banho os pontos na Praia de São Marcos, em frente à Praça do Pescador, e na Praia do Calhau, em frente à descida da Rua Altamira.

Em São José de Ribamar, a Praia do Meio, próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2, está liberada para banho. Já em Paço do Lumiar, os banhistas podem desfrutar da Praia do Araçagy, em frente ao Bar e Restaurante Rainha, e da Praia Olho de Porco, em frente ao Las Vegas Bar e Restaurante.

E na cidade de Raposa, a Praia do Mangue Seco, em frente à Biblioteca do Caranguejo próximo as Barracas da Val e do Sr. Pedro, também está na lista dos pontos próprios para banho.

A Secretaria informa que as águas destinadas à recreação – sejam elas doces, salobras ou salinas – são avaliadas como próprias ou impróprias para contato primário.

Além disso, foi constatado que a ocorrência das chuvas afeta de forma negativa a qualidade da água. Isso ocorre pelo aumento do carreamento de matéria orgânica proveniente da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para o mar.

Portanto, a Sema recomenda evitar contato com as águas nas 24 horas seguintes às chuvas. O monitoramento das condições de balneabilidade continuará sendo realizado semanalmente para garantir a segurança dos frequentadores dessas áreas.

Confira abaixo a lista divulgada pela Secretaria:

Tags: laudo de balneabilidade, praias, São Luís