O incêndio em um transformador de potência da Estação Elevatória de Água do Sistema Italuís, ocorrido na segunda-feira (1), deixou mais de 60 bairros da Grande Ilha de São Luís sem água nas torneiras.
O fornecimento foi interrompido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) para realizar os reparos. A previsão inicial era até as 18h de segunda, mas o prazo já sofreu alteração e a previsão é que o retorno gradual do fornecimento comecei no começo da noite desta terça.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Enquanto isso, os moradores do Monte Castelo não sabem quando terão a água, “áqui é dia sim e dia não, mas hoje é dia de ter água e não tem, semana passada ela chegou quase oito horas, e domingo faltou água 1h da madrugada, aí hoje não sei se vem hoje e nos últimos dias veio bem fina”, conta Gisele Castro.
Sem água, o jeito é chegar do trabalho e providenciar outras soluções. “Esse problema de água é muito ruim aqui no Monte Castelo, é ruim demais, demais. Porque além de dar água um dia sim, dia não, às vezes ela chega de noite ou de madrugada. Essa água poderia chegar pelo menos durante o dia, porque de noite que é quando a água dá, as pessoas podendo chegar em casa para descansar aí vai encher as coisas, levanta de madrugada, vai lavar, e de manhã ela (água) vai embora. Ela dá nesse horário”, desabafou.
Os moradores do Bequimão, também estão com dificuldade para realizar tarefas simples, como lavar louças e lavar roupas de crianças, conta Raimundo Segundo, de 50 anos, “a água vem dia sim dia não, mesmo quando é pra ter, ela tem faltado, com esse problema se agravou. Pra lavar louça, tem que ‘regrar’ a água, reusar a água para dar conta das tarefas. As crianças consomem muita água, com roupa, comida, tudo. Estamos sendo afetados duramente, espero que isso se resolva o mais rápido possível, porque pra fazer as coisas mais básicas está sendo muito difícil”, desabafou o morador.
Outra moradora do Bequimão, ela que está com visitas de São Paulo em casa e está sendo uma situação constrangedora, “na minha casa chegou água, demorou trinta minutos e a água faltou, to com uma máquina cheia de roupa pra lavar e a gente tá com essa dificuldade. Eu to com parentes de São Paulo, que veio conhecer a nossa cultura, estou até com vergonha deles por conta dessa questão da água”, conta Karla Alexandra de Morais.
Em nota, a CAEMA informou que a água pode chegar gradativamente nos bairros afetados, nesta terça-feira (2), começando por volta das 18h.
Lista dos Bairros afetados:
Tags: caema, Falta d'água, São Luís