Idosos fazem fila para atendimento em mutirão de cirurgias em São Luís

Milhares de pessoas se amontoaram em frente ao Hospital da Ilha, na manhã desta sexta-feira (8), na esperança de serem atendidos durante o mutirão de cirurgias eletivas realizado pelo Governo do Maranhão, em parceria com o Ministério da Saúde, para reduzir o número da fila de espera por procedimentos.

Um princípio de tumulto foi registrado, após as pessoas serem informadas que somente 200 pessoas seriam atendidas. Segundo uma paciente que aguardava pela cirurgia de catarata, a situação era crítica. “Cheguei às 5 horas da manhã e essa fila está no hospital inteiro, e isso não é coisa que se faz com idoso. Teve gente que já desmaiou aqui”, afirmou.

A Secretaria de Estado da Saúde explicou, por meio de nota, que estava previsto no mutirão apenas 200 procedimentos, mas devido à demanda espontânea disponibilizou atendimento a todos os presentes – o que aumentou para 1.000 a quantidade de cirurgias para garantir o atendimento da população, sobretudo idosa.

A razão para a quantidade de pessoas teria sido uma mensagem com informações erradas que circulou nas redes sociais, principalmente nos grupos de WhatsApp. Apesar de toda a confusão, todos os pacientes presentes na ação foram triados e encaminhados para o procedimento cirúrgico, conforme parecer médico, sendo 350 pacientes nesta sexta-feira (8), 350 no sábado (9) e 300 no domingo (10).

Além da Região Metropolitana, pacientes das regiões de Timon também realizarão procedimentos cirúrgicos, na especialidade de oftalmologia. Os atendimentos serão feitos também no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, com procedimentos, nesta sexta-feira (8) e sábado (9).

 

Tags: Hospital da Ilha, jornalismo, São Luís, Secretaria de Estado da Saúde