Hospital SLZ é alugado por mais de R$ 3 mi para atender pacientes do Socorrão 2

O Hospital São Luís (HSLZ), localizado na Rua Mirinzal, no bairro Recanto dos Signos, em São Luís, foi alugado pela Prefeitura de São Luís para atender os pacientes do Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão 2.

O anúncio da locação foi feito pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), nesta terça-feira (30), e o extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Munícipio (DOM) de São Luís desta segunda-feira (29).

Segundo o documento, o valor do contrato foi firmado em R$ 3.120.000,00 (três milhões, cento e vinte mil reais) e a locação emergencial da estrutura do Hospital São Luís tem duração de um ano, com previsão de encerramento no dia 29 de janeiro de 2025, podendo ser renovado.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Eduardo Braide disse que a construção do novo hospital começa após o período momesco. (Veja abaixo)

“O antigo Socorrão II irá dar lugar a um novo hospital, cujo nome será escolhido pela população. A reforma vai começar depois do carnaval e após transferência de parte dos pacientes para o prédio provisório do Socorrão II”, informou o prefeito.

O Difusora ON solicitou nota ao município detalhes sobre quantos leitos tem o Hospital SLZ, quantos pacientes estão internados no Socorrão 2, atualmente, quantos serão transferidos para a unidade temporária e como será realizado o processo de transferência. No entanto, até o momento a Prefeitura de São Luís não respondeu aos questionamentos.

Investigação

A medida foi tomada em meio às investigações do Ministério Público sobre os problemas enfrentados pela população quando o assunto é urgência e emergência.

A sobrecarga, bem como a falta de leitos, cirurgias, medicamentos e alimentação inadequada foram identificados na unidade municipal.

Além do que foi pontuado pelo Ministério Público, os pacientes do Socorrão II reclamaram do atendimento prestado pelo hospital.

Problemas diversos

No dia 15 de janeiro deste ano, um paciente cujo braço estava quebrado foi expulso da instituição por policiais.

Já em 25 de janeiro, foi denunciado ao Difusora ON o caso de uma idosa, de 73 anos, que estava com o fêmur fraturado e esperava há 15 dias pela cirurgia.

A própria estrutura do prédio, repleta de goteiras, foi alvo de críticas após as chuvas do mês de janeiro na capital, o que resultou no alagamento da instituição e gerou aborrecimento aos pacientes do hospital.

 

Tags: Dom, eduardo braide, Hospital SLZ, Prefeitura de São Luís, Socorrão 2