Grávida de 8 meses vive drama após perder tudo em incêndio

Aos poucos, a dona de casa Jaqueline Oliveira, 27 anos, tenta retomar a vida ao normal. Ela perdeu tudo após o sobrinho de oito anos atear fogo na própria casa na última terça-feira (28). Por sorte, nem ela, que está grávida de oito meses, nem seus três filhos sofreram ferimentos.

O trauma, porém, ainda continua na mente da mulher que viu a casa em chamas. “Foi difícil entender como começou, a primeira a notar o fogo foi a minha filha, que sentiu o calor e acordou. Eu não costumo guardar fósforo ou isqueiro em um local que as crianças possam acessar. Acordamos com o fogo em cima da gente, sem entender nada”, relata a dona de casa.

Segundo Jaqueline, no momento em que percebeu o forte cheiro de fumaça, só pensou nos filhos. “Quando a minha filha acordou, o fogo já estava quase em cima dela, o fogo já estava um pouco alto, estava começando a ficar em chamas o colchão todo, as duas camas. Aí a minha filha acordou no susto e me chamou. Na hora que eu me levanto no susto, que eu acordo no susto e me levanto, não deu tempo de eu tirar nada”, contou.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Maranhão, o incêndio teria sido causado por uma criança que brincava com um isqueiro. O menino, de 8 anos, estava passando o final de semana na casa da tia, Jaqueline. “O meu sobrinho, eu não sei de onde ele tirou esse fósforo. A minha filha, uma velha, tinha acabado de sair para ir para a escola. Não sei de onde esse menino tirou um fósforo. Aí foi desse fósforo que ele tocou fogo no colchão”, revelou.

Além do bebê que está por vir, Jaqueline é mãe de outras três crianças, de 12, 7 e 4 anos, respectivamente. Após perder tudo no incêndio, incluindo os próprios documentos, a mulher revela que está na casa da sogra, sem qualquer apoio governamental.

Jaqueline disse ter sido atendida por uma assistente social, mas informou que o aluguel social, medida garantida pelo governo para apoiar os desabrigados, vai demorar a sair.

Atualmente, Jaqueline realiza campanhas solidárias para sustentar os 3 filhos e se preparar para o nascimento do quarto, previsto para o mês que vem.

Em nota, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) disse que segue dando todo o apoio necessário para que essas famílias atingidas recebam o eventual benefício de serviços de Auxílio Moradia, bem como do recebimento de cestas básicas pelo Município.

Tags: corpo de bombeiros, incêndio, Ipase, Maranhão, São Luís