Grande Ilha amanhece sob temporal; meteorologia prevê mais chuvas

A Grande Ilha de São Luís amanheceu sob forte chuva nesta quarta-feira (25). A MA-201, que liga São Luís a São José de Ribamar, foi um de diversos pontos que ficaram alagados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas, com duração até as 10h da manhã desta quarta.

Momentos de transtorno, durante o temporal, ficaram registrados em vídeos que circularam nas redes e em grupos de mensagem. No condomínio Village dos Pássaros 1, uma parte extensa do muro de um campo de futebol desabou com as chuvas. Moradores também registraram ruas alagadas na Cidade Olímpica.

O estacionamento de um shopping da capital ficou submerso por conta das chuvas intensas desta manhã. Outro flagrante mostra um motociclista sendo arrastado em uma enxurrada, na região da Maiobinha.

Segundo Gunter Reschke, meterologista da Universidade Estadual do Maranhão, os temporais do mês de janeiro já caíram acima da média esperada para todo o mês.

“Estamos sob a influência do principal sistema meteorológico causador de chuvas (cerca de 70% das chuvas que ocorrem no norte do Maranhão) que é a zona de convergência intertropical”, explica Reschke. “A zona é o fenômeno que causou as chuvas com trovoadas hoje. É o que causa a maior parte das chuvas de janeiro”, complementa o meteorologista Hallan Cerqueira.

“Nós estamos apenas no início da estação chuvosa no norte do Maranhão, e já acima da média climatológica prevista para o mês de janeiro”, ressalta Reschke. “Em São Luís, um centro urbano com aproximadamente 60 pontos de áreas de risco, um temporal como o de hoje exige cuidados com relação a alagamentos e deslizamento de terra”, conclui o especialista.

Tags: alagamento, chuva, chuvas, ruas alagadas, temporais, temporal