‘Golpe do amor’: Homem marca encontros para roubar vítimas em São Luís

Aplicativos de relacionamento como Tinder, Bumble e Happn têm sido usados frequentemente por criminosos para enganar vítimas, as quais são levadas a falsos encontros, onde são roubadas.

Em São Luís, um homem está sendo apontado como responsável por enganar mulheres e homens através do chamado ‘golpe do amor’.

Nilson dos Santos Maia, 40 anos, já é alvo de investigações por pelo menos cinco golpes. Ele conheceu as vítimas em aplicativos de relacionamentos e se apresentava com outro nome e sobrenome.

Após ganhar a confiança das vítimas, ele supostamente marcava encontros em bares para concluir o golpe: roubar o celular delas.

Segundo as vítimas ouvidas pelo portal Difusora News, o suspeito costuma agir sempre da mesma forma. Primeiro, conhece as vítimas pela internet e ganha a confiança delas.

Passado um tempo, marca o encontro e durante o bate-papo pede o celular da vítima emprestado. Este é o momento em que foge do local com o aparelho.

‘Boa pinta’

As vítimas contaram que o golpista “desarma” as pessoas com boa comunicação e simpatia. Além disso, uma das pessoas roubadas afirmou que ele chegou a se apresentar como membro da igreja evangélica para aumentar a confiança.

Os alvos também dizem que ele costuma optar por locais de fácil dispersão, para facilitar sua fuga, e em alguns estabelecimentos ele já é uma figura conhecida pelos estelionatos.

Reencontro

Uma das mulheres enganadas por Nilson no ano passado contou ter encontrado ele duas vezes este ano.

“Este ano eu fui a um bar próximo da minha casa e o encontrei, tentei deter ele, mas eu sozinha não posso com ele, né? Tirei fotos dele e do amigo que deu fuga pra ele e da placa do carro”, afirmou.

Meses depois, ela disse ter encontrado o golpista novamente em outro bar. Ele estava tentando fazer mais uma vítima.

“Nesse dia ele estava na companhia de um rapaz. Meu amigo conseguiu pega-lo por um momento, tomou a bolsa e ele fugiu, e claro que na bolsa não tinha nada. Mas conseguimos livrar o rapaz do golpe”, concluiu.

Reincidente

O portal Difusora News verificou que Nilson já esteve preso este ano por crimes contra o patrimônio e estelionato.

Contudo, no dia 8 de agosto ele recebeu Liberdade Provisória. Apesar disso, o processo continua em andamento, tendo sido aberto pelo Ministério Público.

A Polícia Civil apura a nova denúncia contra Nilson.

Tags: app de relacionamento, estelionato, golpe