Professores denunciam escola municipal

Alunos e professores da rede municipal de educação de São Luís se mobilizaram para protestar contra a falta de infraestrutura da Unidade de Ensino Básico Lindalva Teotônia, localizada no bairro Vila Isabel.

Dentre os problemas citados pelos professores estão os forros da escola, que estão desabando, os armários enferrujados, os quadros das salas de aula. Não há água para beber, ausência de cadeiras para todos os alunos, e as que existem são do maternal – usadas por estudantes do fundamental.

Ana Paula Martins, integrante do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (Sindeducação), afirmou que a escola não oferece o mínimo para os alunos e as crianças sofrem por causa do calor.

“Tem goteira por todo teto e as paredes das salas estão cheias de mofo e infiltrações. Devido ao intenso calor desse período, ficar nas salas de aula está cada vez mais insuportável e os alunos têm dor de cabeça e não conseguem se concentrar nas aulas”, revelou a sindicalista.

Ao lado da UEB Lindalva Teotônia, há um anexo da escola e, segundo os professores e alunos, as condições são ainda piores. “Há um prédio anexo, em que as condições são ainda mais precárias. Lá, a bomba que leva água para caixa queimou e a escola está funcionando sem água para as crianças beberem ou lavar as mãos. É um verdadeiro absurdo”, desabafou Ana Paula Martins.

Segundo os pais dos alunos da UEB Lindalva Teotônia, seus filhos merecem uma escola melhor. “Os professores e a comunidade da Vila Isabel esperam que a Prefeitura Municipal de São Luís olhe para a UEB Lindalva Teotônio e resolva o problema, inclusive ampliando a escola utilizando o terreno disponível para esse fim, localizado nas proximidades do prédio polo. A comunidade escolar não aguenta mais essa situação”, concluiu Ana Paula Martins.

O Difusora News questionou a Secretaria Municipal de Educação de São Luís a respeito das denúncias e ainda aguarda posicionamento.

Tags: Educação, escola, Maranhão, município, São Luís, UEB