Esgoto a céu aberto revolta moradores do Tirirical


O esgoto corre a céu aberto pelo trecho da rua do Cobre, no bairro Tirirical, em São Luís, capital maranhense. Carros e motocicletas passam com dificuldades pela parte mais crítica da via, devido a lama e água suja.

Sufocados pelo mau cheiro e com o esgoto batendo à porta, os moradores reclamam que o problema já existe vários anos e tem se agravado com o período chuvoso.

“O que a gente está querendo no momento é reivindicar pelos nossos direitos, a pavimentação e infraestrutura, aqui tem crianças e idosos que não tem facilidade de se locomover… Queremos melhorias. Há muito tempo a rua está desse jeito”, afirmou Maria Queiroz.

Quem mora na área relata que tem convivido com a falta de saneamento básico. O esgoto gera problemas também ao invadir as canaletas – recurso que deveriam auxiliar no escoamento das águas pluviais, mas estão entupidas por dejetos.

Segundo dona Maria, carros da prefeitura de São Luís vão até o bairro para limpar as galerias que estão entupidas, mas não tem sido suficiente.

“Até mesmo para fazer a travessia de um lado para o outro lado da rua é difícil, pois os esgotos estão totalmente a céu aberto e cobre grande parte da “piçarra” da rua”, completou.

O Difusora News solicitou nota para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos a respeito dos problemas de infraestrutura no local, mas até o momento não obteve resposta.

A reportagem procurou a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, mas até a publicação desta matéria, o órgão estadual não se pronunciou.

Tags: esgoto, saneamento básico, São Luís, Tirirical