Quem está saindo ou chegando de São Luís sempre se deparada com duas grandes obras de 4×8 metros no saguão do Aeroporto Marechal Cunha Machado.
Um deles, intitulado de “O Aeroporto” retrata o dia-a-dia no local com a chegada e partida de passageiros e também com representação dos aviões.
Enquanto isso, a “França Equinocial” e mostra a segunda tentativa dos franceses de se estabelecer no Maranhão e com diversas etnias do estado.
As obras são da artista plástica maranhense Dileusa Dinis Rodrigues, mais conhecida como Dila, que faleceu no ano de 2017 aos 70 anos.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.
Ao longo de sua carreira, Dila obteve destaque na arte naif, conhecida pela simplicidade dos elementos, assim como o uso expressivo das cores.
“As pinturas de Dila frequentemente retratam o folclore, as festas e a vida rural, com cores intensas e detalhes que refletem sua conexão com as memórias e a cultura local. Essas obras não apenas complementam o espaço, mas também promovem a cultura maranhense, fazendo do aeroporto um ponto de referência artística e cultural na região”, afirmou a professora de Artes Paloma de Castro.
A artista nasceu na cidade de Humberto de Campos no ano de 1947 e está entre os grandes nomes das Artes Plásticas do Maranhão.