
O Congresso de Estudantes da UFMA (CEUFMA), realizado no último fim de semana no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, terminou em confusão e agressões físicas. O evento reuniu mais de 200 representantes de Centros Acadêmicos de diversos campi para debater a estrutura acadêmica e física da instituição, além de deliberar sobre a eleição da Diretoria Central de Estudantes (DCE).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A violência ocorreu durante os debates finais, quando, de acordo com os organizadores, membros do coletivo Filhos do Povo teriam agredido fisicamente uma integrante da União da Juventude Socialista (UJS). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a jovem sendo atacada por cerca de dez pessoas, que a atingiram com socos, chutes e puxões de cabelo. As agressões só cessaram com a intervenção de seguranças da UFMA e da Polícia Militar, acionados pelos organizadores. Veja o vídeo da violência:
Repúdio e expulsões
Entidades juvenis, como o Coletivo Guará, o Levante Popular da Juventude, a Juventude do PT e a Juventude Socialista PDT, publicaram uma nota conjunta repudiando os atos de violência. “Esse comportamento é inaceitável e fere os princípios de respeito e convivência pacífica que devem reger o ambiente universitário”, destaca o comunicado.
A plenária do congresso decidiu pela expulsão dos delegados ligados ao coletivo Filhos do Povo.
Repercussão e silêncio institucional
O portal Difusora News tentou contato com o coletivo acusado para ouvir sua versão, mas até o fechamento da matéria, não obteve resposta. A reitoria da UFMA também foi procurada para comentar o ocorrido, mas não se manifestou.
Tags: confusão, estudantes, ufma, Violencia