Comerciantes protestam contra a demora na entrega do Mercado do Peixe

Comerciantes de pescados de São Luís interditaram as duas vias da Avenida Vitorino Freire, em frente ao Mercado do Peixe, no bairro do Portinho, área do Anel Viário, na região do Centro Histórico, na manhã desta terça-feira (11). Eles protestaram por mais de duas horas contra a não conclusão da obra de revitalização do principal posto de comércio de pescados da capital.

Os manifestantes fecharam os dois sentidos da via, impossibilitando o tráfego de veículos pelo local. Luzineide Mendes denunciou ainda débitos de energia deixados para os comerciantes pagarem. “A obra aqui já tem muito mais que dois anos e nada de entregar nossa obra. A última vez que construíram aquele lado de lá, deixaram uma conta de energia de 20 mil pra nós pagar. Por que quem vai pagar essa conta de energia aí? Porque, pelo jeito, ela tá até cortada aqui, não tá mais nem clareando mais nada aí” afirmou.

A balanceira Lousiana Pinto vende peixe na região há mais de dez anos e reclama há mais de dois anos que está trabalhando na lama, no local improvisado pelo Governo do Estado, enquanto o prédio não é entregue.

“Fizeram o Mercado dizendo que iam entregar para gente na época de Flávio Dino. Brandão assumiu e até hoje fica só enrolando. Marca reunião e não resolve nada. Por que não entregaram ainda? Chega de viver naquela nojeira, ninguém aguenta mais”, desabafou.

O Entreposto Pesqueiro — Mercado de Mariscos ou Feira do Portinho, como é popularmente conhecido, foi fechado em 2021 para receber serviços de revitalização para garantir um espaço adequado, seguro e higiênico para os feirantes e com conforto para os consumidores.

No projeto de revitalização do mercado havia a previsão para serviços de drenagem; cobertura; pavimentação; pisos e revestimentos; esquadrias; louças e acessórios; instalações hidráulicas e sanitárias; reservatórios de água; instalações elétricas e iluminação; reforma dos quiosques existentes; pintura; paisagismo e estacionamento.

A obra é do Governo do Estado, sob coordenação da AGEM, e o projeto é uma parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). No entanto, até o momento, não foi entregue e o local permanece fechado. O Difusora News solicitou nota ao Governo do Estado, mas até o momento não obteve retorno.

Tags: Maranhão, mercado do peixe, São Luís