Cinco ambulâncias da SAMU não estão funcionando em São Luís, denunciam servidores

Cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atendem a capital maranhense, estão indisponíveis para atendimento devido falta de manutenção nos veículos.

A denúncia foi feita por um funcionário que prefere não se identificar, para não sofrer represarias.

Ademais, aponta que entre os veículos, as ambulâncias 30, 32, 34 e 38 de suporte comum, estão paradas. Além da Unidade de Suporte Avançado 1 (USA), também segue sem funcionamento.

📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.

O cenário de abandono e sucateamento despertou a atenção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, do sindicato dos trabalhadores do SAMU e também dos próprios funcionários e socorristas.

Recentemente a justiça condenou a prefeitura de São Luís a recuperar e fazer manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

De acordo com a determinação, durante o período de seis meses, será obrigatório a compra de novos materiais hospitalares, equipamentos e EPIs para garantir a prestação de serviço emergencial.

Além disso, haverá que regularizar o quadro de servidores em até 180 dias, por meio de um seletivo para preenchimento de 80 vagas.

Precariedade no serviço

Na noite desta segunda-feira (14), um motociclista morreu após esperar mais de uma hora o atendimento do SAMU.

Há oito dias, um homem também esperou, por mais de uma hora, o atendimento do SAMU após sofrer um acidente na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís.

A vítima sofreu um acidente, por volta das 6h do dia 8 de outubro, sendo socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência quase duas horas depois.

Enquanto aguardava por assistência, populares que estavam no momento do acidente improvisaram uma tala para imobilizar a perna dele, que teria sofrido uma fratura.

O que mostram os dados

Um relatório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Luís mostra que 90% das chamadas de emergência feitas em 2023, não receberam atendimento.

Conforme os dados, entre janeiro a dezembro, cerca de 204.549 mil ligações foram feitas, mas apenas 20.443 mil atendidas.

Se considerar uma média de acompanhamentos mensalmente, o SAMU atendeu aproximadamente 1.700 mil chamadas, com média diária de 57 atendimentos.

O portal Difusora News solicitou nota para a Prefeitura de São Luís questionando sobre os problemas que tem acometido a prestação de serviço do SAMU, mas até o momento, não houve retorno.

Tags: acidente, samu, São Luís, Saúde