Bombeiros registram 43 acidentes com caravelas nas praias da Grande Ilha

Quarenta e três acidentes envolvendo caravelas foram registrados na Grande Ilha em 2024. Os dados são do levantamento divulgado pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão e referem-se ao período de 1º de janeiro de 2024 a 13 de setembro.

A presença de caravelas tem chamado a atenção de banhistas nas praias de São Luís.

Para prevenir as ocorrências, o Batalhão de Bombeiros Marítimo intensificou a vigilância nas praias, bem como orienta para cuidados, ao se deparar com estas espécies.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

“Embora a aparência das caravelas possa parecer inofensiva, elas são potencialmente perigosas. As pessoas devem evitar o contato e ficar atentas às orientações de segurança para prevenir acidentes e aproveitar a praia com tranquilidade”, informa o comandante do batalhão, major Jonatan Coutinho.

O contato com estes animais com a pele causa queimaduras, resultando em fortes dores. A razão para isso é que estes animais possuem células urticantes chamadas de cnidas, que têm micro-agulhas ou arpões, que podem injetar toxinas.

Major Coutinho faz um alerta aos frequentadores da orla, para manterem distância segura, caso avistem essas criaturas no mar. “Não se deixe levar pela aparência. O contato com destes animais com a pele causa queimaduras, resultando em fortes dores”, informa.

Ele orienta ter bastante atenção e adotar alguns cuidados básicos, para se proteger das caravelas. “Se, apesar de todos os cuidados, a pessoa acabar tendo contato com estas espécies, busque ajuda, imediatamente”, reforça major Jonatan Coutinho.

Medidas de prevenção

O Corpo de Bombeiros elencou algumas medidas necessárias para que banhistas evitem o contato com caravelas:

  • Atenção aos avisos e sinalizações nas praias;
  • Evitar nadar em áreas onde caravelas foram avistadas;
  • Uso de roupas de proteção, como macacões de mergulho, camisas com manga longa, se for nadar em áreas onde há risco;
  • Não tocar nas caravelas.

Contudo, em caso de contato com caravelas, a orientação é sair imediatamente da água. Em seguida, o banhista deve lavar a área afetada com água do mar.

Além disso, o Corpo de Bombeiros aconselha evitar esfregar a área e procurar imediatamente assistência médica.

Para atender a acidentes com caravelas, assim como outras demandas na orla marítima de São Luís, o CBMMA conta com o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar).

Ademais, bases de guarda-vidas estão instaladas em todas as praias da Grande Ilha de São Luís.

Tags: caravelas, corpo de bombeiros, Maranhão, Orla de São Luís, São Luís