Banhistas poderão ser cobrados pelo uso dos chuveiros nas praias de São Luís

Banhistas e frequentadores das praias da Avenida Litorânea podem se deparar com uma surpresa não tanto agradável: o uso dos chuveiros poderá ser cobrado. A medida foi cogitada pela Associação de Empresários de Bares e Restaurantes da avenida Litorânea (ASLIT) após o começo da retirada dos chuveiros instalados pelos empresários.

Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), os dispositivos foram instalados ilegalmente e eram utilizados para fins de furto e desvio de água, o que seria crime ambiental, previsto no artigo 60 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

No entanto, os donos dos estabelecimentos alegam que não houve aviso, e que os banhistas e clientes serão os mais afetados pela ação.

Segundo o Presidente da ASLIT, Waltenor Silva, há mais de 15 anos, os chuveiros que haviam na praia eram inicialmente custeados pelo estado, acabaram se deteriorando por falta de manutenção, mas o ponto de água permaneceu. Ao todo, 56 bares funcionam como ponto para o chuveiro público na Av. Litorânea.

Mirian Pereira, de 49 anos, frequenta a orla assiduamente com a família, para ela a medida é um retrocesso. “São Luís é uma cidade turística, sendo assim, água potável é o mínimo que se pode oferecer nas praias, que já são mal preservadas e cuidadas. Imagina o que eles irão pensar?”, ressaltou Mirian.

Em nota, a Caema disse que todos os chuveiros legalmente ligados à rede de distribuição de água e dentro dos padrões técnicos estão sendo mantidos. A medida contribuirá para evitar danos ao meio ambiente e ao sistema de abastecimento na orla marítima.

Tags: caema, praias, São Luís