Veja o que abre e fecha na Semana Santa

O funcionamento dos serviços e estabelecimentos nos municípios que abrangem a Grande São Luís será alterado durante o feriadão da Semana Santa (Quinta-feira Santa a Domingo de Páscoa). Bancos, comércio, shopping, órgãos públicos, entre outros. Confira a lista com as alterações que o Difusora News preparou e se programe:

Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que os estabelecimentos comerciais poderão funcionar normalmente na Quinta-feira Santa (28/03), Sábado de Aleluia (30/03) e Domingo de Páscoa (31/03), nos quatro municípios da Grande São Luís (São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e São Luís), seguindo as Convenções Coletivas de Trabalho das Categorias de Comércio e Serviços destes municípios.

Na Sexta-feira da Paixão, shoppings e bancos estarão fechados, em função do feriado municipal da Paixão de Cristo. No Sábado de Aleluia (30), o comércio volta a funcionar em horário normal. No Domingo de Páscoa, os estabelecimentos de rua podem abrir das 8h às 14h, enquanto as lojas em shoppings podem abrir das 13h às 21h. Farmácias e supermercados, cujas atividades são consideradas essenciais, podendo funcionar em horário livre na Semana Santa. Feiras, bares e restaurantes seguem regras próprias de funcionamento.

Correios
As agências dos Correios não irão abrir na Sexta-feira Santa (29/03), apenas a Central de Atendimento dos Correios estará disponível de forma automatizada. Já no sábado (30/03), as agências estarão funcionando normalmente.

Loterias
As casas lotéricas estarão fechadas na Sexta-feira Santa (29). A Caixa Econômica Federal informou que, considerando o feriado da Semana Santa, serão realizados somente dois sorteios da Mega-Sena na semana: terça-feira (26/03) e sábado (30/03).

Bancos
Segundo o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias na Sexta-Feira Santa. O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Saque em caixa eletrônico funciona até às 22h nas agências; cartão de débito e crédito funcionam 24 horas por dia; recarga de celular funciona 24 horas por dia.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as contas de consumo, como água e energia, os carnês com vencimento no dia 29 vão poder ser pagos, sem acréscimo, na próxima segunda-feira (1). A Febraban também lembra que os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis durante o feriado.

Shoppings

Shopping da Ilha
Na Sexta-feira Santa, lojas e quiosque estarão fechados e a praça de alimentação e os espaços de lazer funcionam das 12h às 22h; No sábado, o funcionamento das lojas e quiosques, praça de alimentação e espaços de lazer será das 10h às 22h; No Domingo de Páscoa, lojas e quiosques estarão abertos das 13h às 21h e alimentação e lazer das 12h às 22h.

Rio Anil shopping
As lojas e quiosques permanecerão fechados, mas a praça de alimentação funcionará das 12h às 20h.

O Supermercado Mateus vai funcionar das 9h às 22h e a academia Smart Fit, das 8h às 17h. Já a unidade do Hospital São Domingos, do Hospital de Referência Oftalmológica, bem como Localiza, Zarp, lotérica e cartório, também estarão fechados nessa data. Vale ressaltar que as alterações de funcionamento são válidas apenas para a sexta-feira. No sábado e no domingo, o shopping seguirá o horário normal de funcionamento.

Tropical Shopping
O shopping estará fechado na Sexta-feira Santa (29) e funciona normalmente no sábado (30).

Órgãos municipais e estaduais
Não haverá expediente nos órgãos públicos municipais na Sexta-feira da Paixão. Serviços essenciais à população estarão funcionando normalmente.

Nas repartições públicas estaduais não terá expediente na Quinta-feira Santa, quando foi decretado ponto facultativo e Sexta-feira por ser feriado nacional. Nos dois dias, está mantido o funcionamento dos serviços essenciais (atendimentos de urgência e emergência nas UPAs e plantões de polícia).

Trânsito e Transportes
Durante os dias 28 e 29, ponto facultativo e feriado em São Luís, a Prefeitura informou ao Difusora News, que os serviços essenciais de transportes e ocorrências de trânsito estarão devidamente mantidos, com plantão de fiscalização e levantamento de ocorrências de trânsito, funcionando normalmente. Já o setor de liberação de veículos funcionará nesta quinta-feira (28), sexta-feira (29) e sábado (30), das 8h às 12h. O expediente administrativo na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), não funcionará, nesse período, sendo retomado na segunda-feira (1°).

Limpeza e iluminação pública
Ao Difusora News, a Prefeitura de São Luís informou que os serviços de iluminação pública seguem com programação de atendimento de chamados para manutenção e emergencial. A coleta de lixo domiciliar segue com operação normal durante esse período. Durante esses dias haverá lavagem de áreas do Centro Histórico e Feira do João Paulo, entre outras, além de serviços de varrição manual em diversos pontos da cidade. Durante os dias 27 e 28, os Ecopontos do Parque Amazonas, Cidade Operária, Mata Roma e Jardim América estarão abertos das 7h às 15h20.

Unidades de saúde, Samu e vacinação
Durante o período da Semana Santa, permanece em funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e todas as unidades da rede de urgência e emergência da capital (Unidades Mistas; Socorrinho São Francisco; P.S Anil; UPA da Zona Rural; Centro de Parto Humanizado Nazira Assub; Socorrão I e II; Hospital da Criança). Já os postos de vacinação estarão fechados na quinta e na sexta. No sábado (30), a imunização ocorre apenas no posto volante do São Luís Shopping, das 10h às 16h. Durante este período, o funcionamento dos demais serviços de saúde estará suspenso, retornando na segunda-feira (1º).

Segurança e fiscalização urbana
A Prefeitura de São Luís informou ao Difusora News que as atividades de segurança preventiva realizadas pela Guarda Municipal, continuarão normalmente durante o período Pascal, não havendo alteração com relação aos patrulhamentos nos terminais de integração e demais postos no período da Semana Santa. Nas praias da Ponta d’Areia e do Olho d’Água, os guarda-vidas da Guarda Municipal de São Luís intensificarão as rondas e patrulhamentos. Já a Defesa Civil de São Luís ficará em alerta para quaisquer eventualidades nas áreas de risco e demais comunidades ludovicenses.

A Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria Municipal Urbanismo e Habitação (Semurh), manterá, neste período, o serviço de fiscalização permanente, inclusive podendo ser acionada mediante solicitação, que pode ser feita por meio de mensagem, pelo número (98) 99130-0353.