Alunos denunciam alagamento em escola municipal de São Luís

Estudantes da Unidade de Educação Básica (UEB) Ministro Carlos Madeira, no bairro Anjo da Guarda, ficaram sem aula na manhã desta terça-feira (19) após boa parte da instituição fica inundada com a chuva. Segundo relatos de professores e estudantes, a escola está nessa situação precária há pelo menos três anos. Em dias de chuva, a escola fica toda alagada devido às goteiras e infiltrações. Os alunos reclamam que o teto já está completamente comprometido e eles temem que o pior possa acontecer.

Com a chegada do período chuvoso, a situação se agravou e uma parte da parede cedeu. Imagens divulgadas pelos professores mostram a preocupação dos estudantes com as goteiras infiltrando-se em uma das salas de aula, dificultando os estudos. Segundo Kevelin Farias, aluna da instituição, em 2022, a escola ficou parada por cerca de 6 meses para resolver um problema de infiltração.

A estudante relata que o portão de entrada está todo enferrujado, assim como as portas do banheiro feminino e masculino estão deterioradas. “Às vezes acontecem vazamentos nos telhados dos banheiros também. Algumas salas estão com ar-condicionados quebrados, e a sala não tem nenhuma passagem de ar. A água dos bebedouros não gela, e quando desce é reutilizada de novo, isso é uma falta de higiene”, desabafou a estudante.

 

Um professor disse ao Difusora On que a situação está dessa forma há pelo menos três anos. “As paredes de gesso rachadas, goteiras no telhado, ar-condicionados não funcionam (as turmas são extremamente quentes), carteiras e mesas antigas e precárias, portas e janelas em péssimo estado. Enfim, a escola precisa urgentemente de uma grande reforma. Fica bem difícil desenvolver um trabalho pedagógico com qualidade nessa situação. Todos nós, estudantes e profissionais, sofremos as consequências da falta de estrutura adequada” lamentou, o educador.

Ele ainda revelou que foram enviados vários ofícios para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) solicitando alguma resolução e nada foi feito.

O Difusora On solicitou nota para a Prefeitura de São Luís, mas até a publicação desta matéria a gestão municipal não se pronunciou sobre o assunto.

Tags: abandono escolar, escolas são luís, Infraestrutura