São Luís é a segunda cidade mais inovadora do Nordeste, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, divulgado nesta segunda-feira (27). Criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o levantamento analisa e compara ecossistemas empreendedores.
No ranking das cidades do Nordeste, São Luís fica atrás apenas de Aracaju (SE) e abaixo da capital maranhense estão Fortaleza (CE) e Teresina (PI), que ocupam a terceira e quarta posição respectivamente.
No ranking nacional, a capital maranhense ocupa a 27ª colocação. A pesquisa avaliou o desenvolvimento da atividade empreendedora das 101 cidades mais populosas do Brasil, levando em consideração sete determinantes para o crescimento de um negócio: Ambiente regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a capital, Inovação, Capital humano e Cultura empreendedora.
No determinante Cultura Empreendedora, São Luís é a 10ª cidade mais inovadora do Brasil. Neste determinante, o interesse foi capturar nas cidades estudadas, o quanto as pessoas estão engajadas na atividade empreendedora, por meio do quão frequente buscam se informar na internet sobre aspectos ligados ao empreendedorismo e sobre as instituições que as dão suporte.
No determinante inovação, a capital maranhense ocupa a 69ª posição nacional do ranking. Esse determinante é formado por dois subdeterminantes: Inputs e Outputs. O subdeterminante Inputs remete aos recursos humanos, financeiros e estruturais que potencializam o empreendedorismo inovador.
Já o subdeterminante Outputs aponta para os resultados que tais recursos efetivamente geraram em termos de infraestrutura para a inovação das cidades.
Top 10 cidades mais inovadoras do Nordeste
1. Aracaju
2. São Luís
3. Fortaleza
4. Teresina
5. Salvador
6. Natal
7. Recife
8. Maceió
9. Campina Grande
10. Feira de Santana
Fonte: ICE 2023
Tags: ice 2023, Maranhão, nordeste, segunda cidade mais empreendedora