São Luís é a 2ª metrópole em desigualdade de renda, aponta estudo

Segundo estudo conduzido por pesquisadores da PUC do Rio Grande do Sul, do Observatório das Metrópoles e da Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina, que analisaram minuciosamente dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Números apontam que São Luís é a segunda metrópole brasileira com maior crescimento de desigualdade de renda. A pesquisa revela uma realidade econômica alarmante, que afeta diretamente a vida dos habitantes da Região Metropolitana da capital maranhense.

Os dados utilizados provenientes do IBGE dizem respeito somente à renda domiciliar per capita do trabalho, incluindo o setor informal. O recorte utilizado é o das 22 principais áreas metropolitanas do país, de acordo com as definições do Instituo. Todos os dados estão deflacionados para o segundo trimestre de 2023, de acordo com o Índice de preços ao consumidor (IPCA).

Os números levantados pelo estudo mostram que, enquanto a renda dos mais ricos subiu quase 10% no último ano, a dos mais pobres avançou menos de 2%. essa diferença na recuperação dos rendimentos explica a tendência de alta das desigualdades.

Tags: Economia, Maranhão, São Luís