Saiba mais sobre a vitamina que aumenta a disposição e fortalece a imunidade

Quando falamos de Vitamina C, a primeira imagem que vem à mente é o combate ao resfriado e as frutas como a laranja e a acerola. Mas você sabia que as utilidades da Vitamina C para o organismo vão muito além? Esse nutriente fortalece o sistema imunológico, ajuda na saúde da pele, amplia a absorção de ferro e ainda ajuda a prevenir doenças.

A Vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, protege nossas células dos radicais livres e contribui também para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo e colágeno dos ossos.

A nutricionista, Kátia Sousa, explica que as fontes dessa vitamina são tão diversas quanto saborosas. As frutas como laranja, limão, caju, acerola, abacaxi e até mesmo o subestimado tomate estão na lista. Como também, frutos do mar, verduras cruas como couve-flor, brócolis, agrião, e legumes como batata-doce e cebola fazem parte do time dos ricos em Vitamina C.

Ainda segundo Kátia, há uma medida recomendada para o consumo de vitamina C em adultos. Sendo, 90 miligramas para homens e 75 miligramas para mulheres. Além disso, ela alerta que ao ultrapassar o limite de 2.000 miligramas por dia a vitamina C pode causar efeitos colaterais. 

“O excesso pode prejudicar o organismo e provocar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia. Lembre-se ainda de sempre consultar o médico antes de tomar qualquer suplemento, inclusive vitamínico”, diz a nutricionista.

Contudo, a ausência desse nutriente pode resultar em problemas como o escorbuto, causando sangramentos nas gengivas, inflamação nas articulações e até anemia. Sendo assim, não subestime a poderosa Vitamina C: ela é a estrela de uma dieta balanceada e saudável.

Tags: benefícios, fruta, Saúde, Vitamina C