Reservatório Batatã opera com 72% da capacidade

Nesta sexta-feira (21), a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão informou que o Reservatório Batatã está operando com apenas 72% da sua capacidade, dentro da média dos quatro últimos anos.

De acordo com o Núcleo Ambiental da UEMA, um período chuvoso rigoroso apenas não é o suficiente para encher um reservatório de água, como o do Batatã, por exemplo, mas nos últimos quatro anos o nível de sua capacidade tem se mantido, deixando para trás períodos críticos, como o apresentado em 2015, quando operou com menos de 1% de sua capacidade.

A barragem é responsável pelo abastecimento de cerca de 80 mil imóveis, da chamada Zona 1, que abrange a área do Centro e adjacências, e contribuindo para a Zona 2, contabilizando cerca de 50 bairros. Isso corresponde a 30% da população de São Luís, que conta com 1,1 milhão de habitantes, segundo o IBGE. As demais zonas são abastecidas pelo Sistema Italuís.

Leia a nota da CAEMA na íntegra:

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que o nível máximo do Batatã é de 10m com 4,6 milhões de litros. Atualmente, a Barragem do Bacanga funciona com 72% da sua capacidade, dentro da média dos quatro últimos anos.

Tags: batatã, reservatório