Projeto público pretende avaliar melhores e piores unidades de saúde no Maranhão 

A 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís deu início, na última segunda-feira, 14, a um projeto de visitas e escuta da população a respeito dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital maranhense. As visitas foram iniciadas pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais.

Até o final de agosto, serão visitadas todas as UPAs de São Luís. O projeto deve alcançar todas as unidades de saúde que prestam atendimento pelo SUS na capital.

Por meio de feedbacks acerca do tratamento recebido pelos pacientes, a Promotoria pretende fomentar o diálogo com o Estado do Maranhão e o Município de São Luís. Entre os objetivos da iniciativa estão investigar as melhores e piores unidades de saúde do Estado do Maranhão e do Município de São Luís na visão dos usuários do SUS. O projeto busca, ainda, humanizar ainda mais o sistema, de modo a articulá-lo e integrá-lo com a sociedade, garantindo um serviço de saúde com qualidade e equidade.

Além de ouvir os usuários durante as visitas às unidades de saúde, o Ministério Público do Maranhão está instalando banners nos quais, por meio de um QR Code, os pacientes poderão encaminhar as suas avaliações diretamente à Promotoria. As avaliações compreendem todo o processo, desde o primeiro contato na recepção até o atendimento recebido por profissionais de saúde como médicos e enfermeiros.

A partir das informações recebidas, o Ministério Público buscará soluções administrativas para as questões apresentadas.

Fonte: Ascom/MPMA

Tags: Maranhão, MPMA, Saúde