Programação de férias em São Luís tem várias atrações gratuitas para toda a família

Mês de janeiro é sinônimo de férias e, para aproveitar cada minuto com a família e amigos, o que não falta é programação em São Luís. A cidade está recheada de diversões para todos os gostos, e o melhor: totalmente gratuito.

As variadas atrações, garantidas pelo governo do Estado, vão desde momentos cultuarias a espaços lúdicos, passando por locais com exposição de artesanato tipicamente maranhense e festas tradicionais.

Está sem saber onde ir ou o que fazer nas férias? Então se liga nessas dicas que a gente preparou. Os atrativos são para todos os gostos: da meninada que está aproveitando as férias aos adultos que podem aproveitar o momento livre para sair um pouco da rotina.

Programação educativa

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) está com uma programação bem legal e educativa, que teve início nesta terça-feira (17) e se estende até sexta-feira (20), na Biblioteca Pública Benedito Leite, Centro de São Luís.

No primeiro dia, por exemplo, das 9h às 11h30, teve momento de roda de conversa, de contação de história e um bailinho pré-carnavalesco, com a banda Carrossel Encantado. Durante a tarde, teve o projeto ‘Cinema na Biblioteca’, que exibiu o filme ‘RED: Crescer é uma fera’.

A programação na Biblioteca segue com a realização de rodas de leitura, oficinas de criação artística, momentos de contação de história, passeios pelas dependências da Biblioteca, exibição de filmes, realização de jogos educativos e conversa com escritora de livros infantis Sharlene Serra.

Exposições

Para quem curte exposições uma das opções é a que está ocorrendo no museu Casa de Nhozinho, com abertura ao público nesta terça-feira (17). O local está com a ‘Exposição Cofo: Cultura de Resistência’, que apresenta os conhecimentos e técnicas usadas por artesãos, ribeirinhos, quilombolas e indígenas na produção de cofo.

De terça a quinta-feira, pela manhã, tem a Feira de Artesanato do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), local onde o público, além de optar por comprar os produtos, pode conhecer um pouco da história do artesanato e também dos trabalhos ali expostos. O local é gerido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Parques ambientais

Os parques ambientais são espaços ideais para quem aprecia o contato com a natureza e busca convívio social. Em São Luís, tem o Parque Estadual do Sítio do Rangedor. Gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), o espaço tem atraído muitas pessoas devido à estrutura e beleza do local.

O Parque Estadual do Bacanga é outra boa opção de lazer e está localizado na Bacia do Bacanga, uma das mais importantes de todo o Maranhão. O local é área de visitação e, até mesmo, de estudo devido à biodiversidade da fauna e flora locais. A área também abriga o Sítio do Físico, área arqueológica que ainda preserva estruturas do século XVIII.

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, em São Luís, conta com três praças – Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família –, campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinho infantil, pista de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei.

Circundam a reserva outras 13 praças de menor porte que levam para trilhas ecológicas e pista de cooper, somando mais de 10 km de áreas para caminhada. A APA conta, ainda, com calçadão, três estacionamentos com capacidade para 250 veículos e segurança 24 horas, com a instalação de um Batalhão da Polícia Ambiental no local.

Tags: férias, programação, São Luís