Professores da UEMA e UEMASUL cobram reajuste salarial e anunciam greve

Em Assembleia Geral do SINDUEMA, os professores das Universidades Estaduais do Maranhão (UEMA) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), decidiram iniciar Estado de Greve na próxima quinta-feira (24). Entre as demandas prementes que impulsionaram a decisão está o reajuste no piso salarial.

A assembleia contou com a participação de mais de 100 docentes, que aprovaram unanimemente estado de greve, programado para iniciar na próxima quinta-feira (24).

Os docentes têm expressado sua preocupação quanto à notável disparidade entre o índice de reajuste de seus vencimentos nos últimos 10 anos e a escalada dos índices inflacionários no mesmo período. Nesse intervalo, os professores das universidades estaduais maranhenses viram seus salários aumentarem apenas em 25,23%, ao passo que a inflação acumulou uma alta de 85,56%.

No mês de maio, representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão (Sinduema) compareceram perante a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do estado. Esse encontro proporcionou uma oportunidade crucial para os professores da UEMA e da UEMASUL expressarem suas reivindicações diretas, com destaque para a necessidade urgente de equiparação salarial com seus colegas que atuam no magistério da educação básica.

Tags: região tocantina, uema, uemasul