Praias: Grande Ilha tem apenas três pontos próprios para banho; veja a lista

19 pontos das praias da Grande São Luís estão impróprios para banho, segundo relatório mais recente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Apenas três locais – a praia da Ponta do Farol, a praia Olho de Porco e a praia do Mangue Seco (ambos na Raposa) estão listados como próprios no último laudo de balneabilidade da Sema.

O laudo é referente ao monitoramento feito entre e 26 de dezembro de 2022 e 24 de janeiro de 2023, parte do acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Grande Ilha. As análises são feitas mensalmente, segundo a Secretaria.

A Sema observa ainda que a ocorrência de temporais – como o que atingiu a Região Metropolitana na última quarta-feira (26) – influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.

Temporais como o que atingiu a Grande São Luís na quarta-feira (25) são fatores para a poluição das águas, tornando-as inadequadas para mergulho

Portanto, é recomendado evitar contato com as águas durante 24h após as chuvas. Ainda de acordo com a Sema, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Ainda de acordo com a Sema, a recomendação dos analistas e de estudiosos é de que o banhistas não entrem no mar durante o período em que a água estiver poluída, assim evitando contrair possíveis doenças.

Abaixo, confira a lista de pontos próprios e impróprios para banho na Grande São Luís:

Tags: balneabilidade, Balneabilidade das praias, meio ambiente, praias, SEMA