O Porto do Itaqui retomará a operação de exportação de alumínio na próxima terça-feira (12). Segundo informações, o primeiro carregamento dos lingotes estava previsto a cerca de um mês. O investimento será de R$ 3 bilhões em três anos.
Consórcio feito Alumar, resultará em 5.500 empregos e está evidenciando a importância econômica e estratégica do setor no estado.A parceria entre o Itaqui, a G5 Logística, a Steinweg e a mineradora australiana South32, destaca a competitividade logística e o impacto positivo na cadeia produtiva do alumínio para toda a região.
A operação representa um marco para o Maranhão, tanto pela importância da retomada da produção do alumínio 100% maranhense quanto pelos benefícios de fomento à cadeia produtiva do alumínio no estado, em um trabalho planejado pelo Governo do Maranhão, gerando cada vez mais desenvolvimento, emprego e renda.
A última operação de exportação de lingotes de alumínio pelo Porto do Itaqui havia ocorrido em 2013. Mas a relação entre o porto público e a Alumar é antiga. De 2001 a 2013, a empresa exportou 2,1 milhões de toneladas de carga pelo Porto do Itaqui.
Composto pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32, Alumar é um dos maiores complexos industriais globais de produção de alumina e alumínio e, segundo números da empresa, 92% de seus funcionários são do Maranhão.
Tags: alumínio, lingotes, Porto do Itaqui