População denuncia venda de lugar em fila para atendimento na Caixa

As agências da Caixa voltaram a registrar aglomerações e filas tanto em São Luís, quanto em outros pontos da Região Metropolitana. Na agência do Maiobão, que fica no município de Paço do Lumiar, um feirante que tem direito ao auxílio emergencial concedido pelo governo federal denunciou a venda de vagas na fila.

Francisley Barros, autônomo, diz que moradores em situação de rua têm colocado caixotes em frente à agência durante a noite e, no dia seguinte, vendem os lugares demarcados por um preço que varia de R$ 15 a 30 reais.

Assim, mesmo quem chega cedo precisa pagar para ocupar os primeiros lugares na fila, ou lidar com aqueles que, mesmo chegando tarde, conseguiram um lugar melhor ao comprarem a posição.

“Fica uma situação complicada já que, se reclamarmos da ilegalidade, sofremos represálias dos moradores em situação de rua”, afirmou o autônomo.

Imagens enviadas ao Difusora ON mostraram a demarcação feita pelos “vendedores” que estão aguardando a abertura da agência:

Registro de ilegalidades em fila da Caixa Econômica. Fonte: Difusora ON.

Em nota, a CAIXA disse repudiar a venda de lugar em fila e informou que denúncias desse tipo devem ser feitas às autoridades públicas competentes. O banco destacou que a Agência Paço do Lumiar (MA) funciona das 10h às 16h e, antes de sua abertura, é realizada diariamente a recepção qualificada e que  todos os clientes que procuram a agência até o horário de fechamento são atendidos no mesmo dia.

Tags: Caixa Econômica, ilegalidade, Paço do Lumiar