População denuncia falta de medicação e insumos em Paço do Lumiar

André Felipe, de 11 anos, possui uma síndrome rara, progressiva e degenerativa: MELAS – síndrome encefalopatia mitocondrial, que entre suas características estão miopatias, acidose lática e episódios de acidente vascular encefálico (AVE). Ele é apenas uma das pessoas que precisam de assistência médica e sofrem com o descaso e precariedade da saúde pública de Paço de Lumiar. 

De acordo com denúncias enviadas ao Difusora On, a Secretaria de Saúde de Paço de Lumiar está a mais de 2 meses sem fornecer medicamentos, fraldas e diversos outros equipamentos hospitalares para famílias que dependem de assistência. 

Além disso, a secretaria está sem fornecer a alimentação enteral, que é um método de alimentação utilizado para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes e elaborada para uso diretamente por sonda. “Eles não disponibilizam insumo, fralda e equipamentos. É muito complicado, a gente vive realmente na misericórdia de Deus”, lamenta Layse Dias, mãe de André.

Segundo Layse, devido às convulsões, André precisa fazer uso da medicação Canabidiol, mais 3 anticonvulsivos e outras manipulações para conter o avanço da patologia. Ainda segundo ela, nem mesmo a alimentação enteral e outros insumos estão sendo disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Paço do Lumiar. Desta forma, para manter o tratamento da criança, que é de alto custo, ela realiza vaquinhas na internet e depende de doações.

“Nós temos um grupo de doação. Um manda uma caixa [alimentação enteral], outro manda outra, e assim a gente vai se ajudando. Porque tá em falta há bastante tempo. Todas as pessoas que conheço aqui de Paço do Lumiar estão nesta situação,” relata Layse.

O Difusora ON entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar para esclarecer as denúncias, mas até o momento não obtivemos resposta.

Doe e ajude André Felipe: https://www.vakinha.com.br/4212379

 

Saiba mais

Tags: denúncia, Maranhão, Paço do Lumiar, Saúde