Policiais penais da Academia de Gestão Penitenciário do Maranhão (Agpen), por meio do do Proyecto Euresp, estiveram no Equador para ministrar o ‘I Curso de Unidades Penitenciárias Especiais.
A capacitação operacional contou também com a colaboração de Policiais Penais dos estados do Tocantins, Rio Grande do Sul e São Paulo, realizada na base do Grupo Especial Movil Antinarcoticos – GEMA, na cidade de Baeza.
Ao todo, 89 alunos participaram da capacitação, voltada aos agentes que integrarão o Grupo Especial de Segurança em Situações de Crises (GESSIC). Entre as disciplinas ministradas estão: manuseio de bastão policial; tecnologias menos letais; intervenção tática prisional; técnicas de algemamento; escolta; direitos humanos; radiocomunicação e rotinas prisionais.
A iniciativa foi consolidada por meio da parceria entre: o Servicio Nacional de Atención Integral a Personas Adultas Privadas de la Libertad y a Adolescentes Infractores (SNAI); Organização Internacional Ítalo-latinoamericana (IILA), Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) e a Secretária de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão.
“Fico muito feliz do Maranhão ter sido escolhido para enviar policiais penais para ministrar tais cursos de capacitação. Isso mostra que as ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado em segurança, educação e capacitação dos nossos profissionais, por intermédio da nossa Academia de Gestão Penitenciária do Maranhão, fazem a diferença e são reconhecidos como referência não só no Brasil, mas também internacionalmente”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.
Fonte: Governo do Maranhão
Tags: equador, Maranhão, Policiais Penais