A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (5) a Operação Fator Comum. O objetivo é desarticular grupos criminosos que inserem dados falsos nos sistemas do Ministério da Saúde nas cidades maranhenses de Belágua, Vargem Grande e na capital, São Luís. 

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária. A PF não informou os nomes dos alvos da operação.

Segundo polícia, em Belágua, que tem menos de 8 mil habitantes, as investigações apontaram a realização de mais de 50 mil procedimentos de reabilitação pós-covid. Com isso, o município recebeu o repasse de mais de R$ 1,1 milhão de recursos do fundo no período de janeiro a maio de 2022.

A investigação ainda apurou que, para fraudar o sistema, a Secretaria de Saúde de Belágua teria replicado a mesma lista de pacientes usada em outros quatro municípios simultaneamente.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, peculato (quando um funcionário público faz uso de sua função para desviar dinheiro e/ou se apropriar de bens, por exemplo) e associação criminosa.

Fonte: SBT News

Tags: Maranhão, polícia federal, Saúde, SUS