PF atua contra extração de madeiras no Maranhão

A Polícia Federal confiscou aparelhos telefônicos, motosserras, armas de fogo e munições durante uma operação de combate a extração e a comercialização ilegal de madeiras procedentes de terras indígenas incluídas na Amazônia Legal do Maranhão. A ação foi realizada nesta terça-feira (26), na região de Itaipava do Grajaú e Arame no interior do estado.

O inquérito policial identificou, uma grande área desmatada, além de significativa interferência externa na comunidade indígena Krepumkateyê (ou Kreepym-Katejê). A polícia também descobriu que serrarias e movelarias da região estavam sendo beneficiadas com a extração da madeira.

Polícia Federal realizando busca e apreensão – Foto: Divulgação

Um ex-vereador de Itaipava do Grajaú, proprietário de serrarias e movelarias na região, foi identificado como o principal receptador. As investigações da Polícia Federal apontam para uma organização criminosa envolvendo fazendeiros, madeireiros, e indígenas, voltada para o esquema ilegal de madeira e para exploração comercial clandestina.

Na operação Kreepym-Katejê, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar, e dois dos alvos já são condenados em Ação Civil Pública, que os obrigaram a realizar o reflorestamento de 490 hectares da área, como recomposição dos danos ambientais perpetrados anteriormente na Reserva Indígena Geralda Toco Preto.

Em caso de responsabilização e condenação, os investigados poderão enfrentar penas que ultrapassam 12 anos de prisão.

Tags: Amazônia, madeira ilegal, Maranhão, polícia federal