Pesquisa mostra intenção de voto para eleição 2024 em São Luís

O prefeito Eduardo Braide (PSD) lidera a preferência dos eleitores da capital maranhense em todos os cenários apresentados pelo instituto Três Pesquisas em uma sondagem para as eleições municipais de 2024.

De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (20), Braide e o deputado Federal Duarte Júnior protagonizaram a disputa pela Prefeitura de São Luís.

A pesquisa encomendada pela TV Difusora foi realizada com 800 eleitores com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 10, 11 e 12 de Novembro, na zona urbana e rural de São Luís. Segundo o Três Pesquisas, a probabilidade de que a amostra do eleitorado ludovicense ouvida na pesquisa reflita fielmente a intenção de voto – o chamado grau de confiança – é de 95%, e a margem de erro da pesquisa é de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Indecisos são maioria na pesquisa espontânea para as eleições 2024 em São Luís

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados declaram sua intenção de voto sem que nenhum nome lhes seja apresentado, os indecisos somam 59%. Outros 19% declararam voto no atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) – que disputa a reeleição. O deputado Federal Duarte Júnior aparece em segundo lugar, com 11,8%. O ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior vem em terceiro, com 1,5% e na sequência aparece o nome de Fábio Câmara com 1,1%.

Com menos de 1% das intenções de voto na pesquisa espontânea aparecem os deputados estaduais Yglesio Moises e Neto Evangelista, ambos com 0,6%; o também deputado estadual Wellington do Curso e o governador Carlos Brandão com 0,3% cada; o secretário de agricultura do Estado do Maranhão, Bira do Pindaré, aparece com 0,1%. Votos em branco e nulos somam 5,7%.

Na pesquisa estimulada

Os dados do cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados pelos aplicadores da pesquisa, apresentaram os seguintes resultados:

  • Eduardo Braide: 34,4%
  • Duarte Jr: 25%
  • Edivaldo Holanda Jr: 6,5%
  • Neto Evangelista: 4,1%
  • Yglesio Moises: 4,0%
  • Wellington do Curso: 3,6%
  • Fábio Câmara: 2,9%
  • Diogo Galhardo: 0,4%
  • Não sabe/não respondeu: 7,5%
  • Branco, nulo, ninguém: 11,6%

Se o 2° turno fosse hoje
Outro cenário apresentado na pesquisa estimulada foi de uma disputa no segundo turno entre Braide e Duarte Jr. Nesse contexto, o atual prefeito aparece com 43,1%, enquanto o deputado federal tem 35,3%. Confira o resultado completo abaixo:

Rejeição

O pré-candidato Edivaldo Holanda Jr aparece no topo da lista com 21,1% no índice de rejeição, seguido por Eduardo Braide que tem 12,6% da rejeição do eleitorado. O deputado estadual Yglesio Moises aparece 11,3% seguido por Duarte Jr (7,9%). A pessoa menos rejeitada foi o deputado estadual Neto Evangelista, com 3,9%

Além disso, 17,3% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 11,5% não sabem ou não quiseram responder a este item da pesquisa.

Tags: Câmara dos vereadores, eleições 2024; pesquisa eleitoral; São Luís; prefeitura de são luís