Período de férias conta com reforço da Operação Praia Segura em São Luís

Quem aproveitou o fim de semana para desfrutar de sombra e uma bela paisagem na orla de São Luís percebeu o aumento da presença do Corpo de Bombeiros. Com o período de férias, a quantidade de banhistas sobe e a corporação reforça as ações de segurança com a Operação Praia Segura.

O patrulhamento das praias em São Luís foi intensificado com aumento do efetivo e dos veículos, como triciclos e motos aquáticas, além da mobilização de ambulância para os casos de emergência.

A atenção redobrada com os pequeninos é uma das orientações repassadas pelo Corpo de Bombeiros durante esse período. “Uma das ocorrências muito frequentes são crianças perdidas. Quem vem acompanhado de crianças deve se manter próximo aos seus filhos. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático [Sobrasa] recomenda que a distância ideal seja um braço de distância. Outra orientação é sobre a profundidade, como diz o ditado: água no umbigo, sinal de perigo. Então evite locais de grande profundidade”, informou o coordenador de praia do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), major Jefferson Serra.

Ele destacou que para auxiliar os banhistas, especialmente turistas, a corporação também está fazendo abordagens informativas. Os militares ficam atentos a crianças desacompanhadas para orientar os responsáveis, passam informações para grupos de excursão que chegam a orla, além das demais ações, que incluem a sinalização dos locais que oferecem algum risco com bandeiras vermelhas.

Para auxiliar nas ações de orientação aos banhistas, os bombeiros também contam com a tecnologia, a partir do aplicativo “Praia Segura SLZ”, disponível para os sistemas Android e IOS. O app traz informações de todas as praias de São Luís com os pontos de risco, balneabilidade, características da área, os locais mais recomendados para banho e um botão de pânico para informar ocorrências ao Corpo de Bombeiros.

O uso da tecnologia a serviço da segurança nas praias chamou a atenção da engenheira civil Romaine Barbosa. Ela conta que já segue as medidas de segurança sempre que está no mar, incluindo manter o cuidado com a profundidade.

Fonte: Ascom/MA

Tags: férias, Maranhão, São Luís