Passageiros se arriscam nas portas de ônibus na Grande São Luís

Ônibus lotados, longas filas, falta de manutenção em veículos e atrasos de horários. Essas são as principais queixas de usuários do transporte público da Região Metropolitana de São Luís. Nesta quarta-feira (20), passageiros da linha semi-urbana Parque Jair/Cohama denunciaram o desrespeito com a população em vídeo divulgado nas redes sociais. As imagens mostram várias pessoas penduradas na porta com o ônibus em movimento.

Quem tem sofrido as consequências causadas por esses problemas é o jovem Lucas Brito, de 23 anos. Ele pontua que a qualidade dos veículos do bairro são precárias, o que prejudica ainda mais a situação dos passageiros que dependem, exclusivamente, do transporte público.

“O bairro já possui poucos ônibus rodando e eles ainda pregam diariamente. Quem depende deles [transporte] sempre tem dor de cabeça, pois os ônibus não têm uma frequência de horário correta”, relata

Em conversa com o Difusora ON, o universitário Rodrigo Oliveira, 35 anos, afirmou que diversas pessoas sequer conseguem entrar no ônibus, devido à quantidade de usuários que se aglomeram nas portas do veículo nos terminais ou pontos de ônibus, seja na zona urbana como na zona rural da capital. Isso já fez com que ele chegasse atrasado aos seus compromissos algumas vezes. Segundo o estudante, o valor da tarifa não justifica a qualidade do serviço oferecido pelas empresas do transporte público da capital maranhense.

“Vários ônibus passam no ponto e nem param, porque já estão lotados. O número de usuários do transporte público aumentou e eles não enxergam isso. Eles deveriam pensar no povo, não é um serviço de graça. O serviço é muito precário e nós pagamos um valor significante, de R$ 4,20”, disse Rodrigo.

Em contato com a Prefeitura de São Luís, o Difusora ON foi informado que a linha Parque Jair/Cohama é linha semi-urbana e seria de responsabilidade do município de São José de Ribamar, que por sua vez disse ser de competência do Governo do Maranhão.

Em nota, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) se limitou a dizer que as denúncias relacionadas aos serviços de mobilidade no Estado são recebidas por meio da ouvidoria, disponível no site ouvidorias.ma.gov.br. Além disso, destaca-se a importância da participação ativa da população no fornecimento de informações detalhadas à MOB sobre o transporte semiurbano por meio dos canais disponíveis.

Tags: denúncia, Maranhão, ônibus, São Luís