Parque da Juçara passará a funcionar todos os dias

A partir deste sábado (3), o Parque da Juçara, no Maracanã, passará a estar aberto todos os dias, para a comunidade, visitantes e turistas. O projeto inclui desde o café da manhã e segue funcionando no almoço, durante toda a tarde, até a noite. Neste sábado, abertura do projeto, também haverá apresentações culturais e serviços de cidadania e direito ao consumidor e saúde.

Por meio deste projeto do Governo do Estado, desenvolvido pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM), os permissionários do Parque da Juçara iniciam as atividades no espaço antes do tradicional período da Festa da Juçara, que ocorre em outubro, bem como antecede, também, os festejos juninos no local que, oficialmente, vão de 16 de junho a 2 de julho.

Até chegar à definição de uma data para início, o projeto de calendário anual foi apresentado a todos os permissionários das barracas, tarefa coordenada pelo presidente, Leônidas Araújo e realizada pela equipe de Serviço Social da AGEM. Em reuniões com pequenos grupos, foram apresentadas ideias, bem como foram ouvidas sugestões dos comerciantes do Parque da Juçara, além de ter sido feito um levantamento sobre as atividades desenvolvidas em cada uma das barracas. 

Com este projeto, que surgiu a partir de uma demanda do Governo do Estado para dar maior funcionalidade ao Parque da Juçara, estima-se maior geração de renda para os permissionários, bem como uma opção a mais de lazer para moradores do Maracanã, dos diversos bairros de São Luís e de turistas. 

Neste sábado, as atividades serão iniciadas a partir das 8h30 da manhã e seguem até 12h, quando as barracas estarão comercializando comidas típicas, tira-gosto, bebidas e lanches. Esta ação prossegue à tarde e noite. A partir das 16h serão iniciadas as atrações culturais, que contam com apresentações de Forró com Xote, Tambor de Crioula do Mestre Paulo, Cia Barrica e Resenha do Poder. 

Para marcar o início do calendário de ações permanentes do Parque da Juçara, os organizadores também buscaram a parceria de secretarias de Estado. Assim, a partir das 8h30, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), o Viva/Procon, a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Casa da Mulher Brasileira e a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep). 

Fonte: Governo do Maranhão

Tags: agem, juçara, maracanã, Maranhão, parque da juçara