Farmácia Estadual está há quatro meses sem medicação para tratamento de Fibrose Cística

A Associação Maranhense de Fibrose Cística fez uma denúncia no dia 15 de agosto deste ano, que o medicamento creon/pancreatina, essencial no tratamento da condição, está ausente na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME) há quase quatro meses, onde é normalmente disponibilizado gratuitamente.

Em resposta a TV Difusora a Secretaria de Saúde do Estado informou que a previsão é que a distribuição desse medicamento estaria disponível no início de setembro, no entanto, até o momento os pacientes seguem esperando por esse medicamento. Uma embalagem contendo 30 cápsulas tem um valor médio de R$ 120 e dura aproximadamente uma semana. Essa despesa mensal pode ultrapassar os R$ 600.

A fibrose cística afeta os pulmões e o sistema digestivo. A ausência de tratamento adequado pode levar a complicações graves e até mesmo óbito.

No mês de fevereiro de 2022, houve um acordo entre o Ministério Público do Maranhão, o Governo do Estado e a administração municipal de São Luís para a criação de um centro especializado no atendimento de crianças e adolescentes afetados pela fibrose cística. Mas até o momento o projeto ainda não saiu do papel.

Por meio de nota a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o processo licitatório ocorrerá nesta quarta-feira (13) e o medicamento estará disponível assim que a empresa vencedora da licitação realizar a entrega do medicamento.

Tags: Maranhão, pacientes denunciam, remédio, tratamento de fibrose cistica