Operação Metrópole Segura reforça policiamento na Região Metropolitana de São Luís

Os próximos dias contarão com o reforço de cerca de 300 policiais militares e mais de 100 veículos (entre motos e automóveis) realizando o patrulhamento nas ruas, além do efetivo de cada área dos batalhões da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O incremento nas ações de segurança é fruto da Operação Metrópole Segura que amplia o patrulhamento realizado na Região Metropolitana de São Luís.

“Esta operação vem sendo executada desde o fim de semana passado e está operando em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, enfim, em toda a Região Metropolitana. Nós temos mais de 20 barreiras policiais, além de incursões nos bairros. Nós fazemos as barreiras para uma abordagem qualificada de carros e motos, com foco na apreensão de armas de fogo, drogas e também na prevenção aos demais delitos, como furto, roubo e, principalmente, homicídio”, detalhou o comandante-geral da PMMA, coronel Paulo Fernando.

O reforço do contingente é realizado até a madrugada de segunda-feira (5), garantindo maior efetividade às ações de patrulhamento durante o fim de semana. São mobilizados os batalhões do Comando de Missões Especiais (CME), Batalhão de Choque, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Esquadrão de Polícia Montada (EPMONT), Centro Tático Aéreo (CTA), além do Comando de Policiamento Metropolitano, Comando de Policiamento do Interior e Comando de Policiamento Especializado.

O comandante-geral da PMMA ressaltou que as ações de reforço do policiamento garantem ainda mais tranquilidade com o planejamento estratégico definido pelo Governo do Maranhão para o São João. “Nos locais do São João temos um policiamento diferenciado com equipes a pé, dentro e no entorno do evento, assim como o policiamento a cavalo e motorizado, com motocicletas e viaturas”, informou o coronel Paulo Fernando.

Participação popular

Além do reforço do patrulhamento, as ações de segurança também contam com a colaboração popular a partir da denúncia de crimes pelo telefone 190 da Polícia Militar e pelo telefone 181 do Disque Denúncia, que garante o anonimato. 

“Temos esse diálogo com a população que pode colaborar através do 190 e também do Disque Denúncia ao perceber algo estranho que necessite da atenção policial. Basta ligar que iremos agir de acordo com a solicitação. Inclusive, gostaria de agradecer pelo apoio que a sociedade tem dado ao sistema de segurança pública e também agradecer aos nossos policiais, pois vemos o empenho e a dedicação nas ações realizadas diuturnamente”, destacou o comandante-geral da PMMA, coronel Paulo Fernando.

Fonte: Governo do Maranhão

Tags: bpa, cme, CTA, epmont, Maranhão, PCMA, pmma