Operação investiga vereadores e servidores de São Luís por desvio de verba de emendas

Na manhã desta quinta-feira (10), o Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou uma operação nos municípios de São Luís e Palmeirândia, com a finalidade de desarticular uma organização criminosa investigada por praticar, em tese, os crimes de lavagem de capitais, peculato e organização criminosa.

Nessa fase da Operação, constam como investigados vereadores, servidores públicos, além de outras pessoas físicas e jurídicas, que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no desvio e apropriação de verbas de emendas parlamentares de vereadores da Câmara Municipal de São Luís, por meio de entidades sem fins lucrativos.

Ao todo, estão sendo cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

A ação acontece com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no suporte operacional ao cumprimento dos mandados – por meio do emprego de agentes de diversos estados, viaturas e uma aeronave. A cooperação entre Gaeco e PRF repete a parceria ocorrida na Operação Hades, realizada na última terça-feira (08).

Participam da operação os promotores de justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon e a Polícia Civil do Maranhão (1º Deccor de São Luís, 1º Deccor de Imperatriz e 1º Deccor de Timon).

Atuam, ainda, promotores de justiça das comarcas de São Luís, Lago da Pedra, Chapadinha, Guimarães, Pedreiras, Timon, Santa Helena, Viana, Icatu, Santa Inês, Bacabal, São João Batista, Olho D’Água das Cunhãs, Zé Doca, Anajatuba, Açailândia, Raposa e Vitória do Mearim.

A câmara de vereadores de São Luís se manifestou por meio de nota e disse que houve total colaboração do órgão com a equipe que esteve presente. Disse ainda, que os fatos não são atuais e tem como objeto demandas parlamentares de quatro vereadores.

Em nota, o vereador Umbelino Junior disse que mantém um mandato democrático e transparente. O parlamentar ressaltou que está à disposição da justiça para colaborar com todo processo e ajudar os órgãos nas investigações.

A equipe da TV Difusora também entrou em contato com os outros três vereadores alvos da investigação, mas até o momento não obteve retorno.

Fonte: Assessoria Ministério Público

Tags: Câmera Municipal, Ministério Público do Trabalho, operação